O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

BECRE (2009-2013)


«O claro desinvestimento no Sistema Público de Educação e o vazio entretanto criado com o encerramento dos Centros Novas Oportunidades - independentemente do valor da ação de cada um deles - comprometem de forma grave a ação da BECRE. As alterações que se prevêem acontecer na rede pública de escolas no centro da cidade de Almada durante este ano letivo, com a extensão a esta área geográfica dos mega-agrupamentos, é outra das razões para o encerrar de um ciclo de quatro anos da Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Tejo.

O futuro, a partir de 2013-2014, construir-se-à com outros conceitos, outras filosofias de atuação e com outros atores...

Apenas desejamos que os dois pilares estruturais de modificação da realidade das bibliotecas escolares e da promoção do livro e da leitura - referimo-nos à RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e PNL (Plano Nacional de Leitura); não sejam esvaziados de recursos e capacidade de intervenção, o que seria trágico para o futuro da educação em Portugal.» (1)

O caminho entretanto trilhado pela ES Cacilhas-Tejo configura a construção de uma "nova escola", com outro paradigma subjacente e outro estilo de lideranças necessário à sua concretização. Os resultados dos questionários aplicados no processo de auto-avaliação de 2013 demonstram igualmente o fracasso num dos mais importantes propósitos do projeto BECRE: tornar-se numa estrutura axial do processo de ensino-aprendizagem.

Ora, quando quase 40% dos professores não integram a BECRE e os seus recursos na sua prática pedagógica e elevadas percentagens de alunos nem sequer conhecem o que se faz na sua biblioteca escolar - apesar dos múltiplos meios utilizados de disseminação da informação, nomeadamente o email institucional para professores, as redes sociais e o blogue BECRE; a única conclusão possível de ser tirada é a da necessidade de reformulação do projeto, de designação de um novo professor bibliotecário e de uma nova equipa.

Para memória futura ficará o blogue BECRE (a ser desativado a 14.06.2013 mas com possibilidade de ser consultado posteriormente) e todos os dados estatísticos de avaliação, bem como os relatórios elaborados no âmbito do processo de auto-avaliação.

A Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Tejo será no futuro aquilo que professores e alunos queiram (ou não) que ela seja.


José Fernando Vasco


(1) "A BECRE como instrumento da promoção da leitura e da literacia" in: Blogue BECRE, 19.9.12.
Disponível em: http://becre-esct.blogspot.pt/2012/09/a-becre-como-instrumento-da-promocao-da.html.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo