O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Auto-avaliação BECRE: «B - Leitura e Literacia» (a opinião dos professores)


Estando em análise o domínio B - «Leitura e Literacia» - no âmbito do processo de auto-avaliação 2012-2013 da biblioteca escolar da ES Cacilhas-Tejo, destacamos neste artigo alguns resultados do questionário aplicado a professores - 65,7% acederam a responder.

Todos os interessados poderão consultar os dados completos na secção «Documentação».

1. Costuma integrar a biblioteca escolar (BE) e os seus recursos nas suas funções docentes relacionadas com o desenvolvimento de competências de leitura? 

* Sim - 61,3 %
* Não - 38,7 %

As três utilizações mais frequentes são:

* Incentivar os alunos a ir à BE para ler e requisitar livros relacionados com temas da sua disciplina: 25,2 %
* Aceder aos computadores para realizar trabalhos: 22,8 %
* Requisitar materiais para a sala de aula: 20,3 %

2. Classifique o nível dos recursos documentais facultados pela BE ou postos a circular no agrupamento, relacionados com a leitura de temas na sua área.

* Bom: 49,3 %
* Razoável: 22,7 %
* Muito Bom: 13,3 %
* Não sabe/não responde: 10,7 %

4. Classifique o nível do trabalho realizado pela BE no âmbito da leitura e literacia. 

* Bom: 61,3 %
* Muito Bom: 24,0 %
* Razoável: 14,7 %

6. Considera que a BE teve impacto nas competências de leitura dos seus alunos?

* Sim: 57,3 %
* Não: 21,3 %
* Não sabe/não responde: 21,3 %

7. Indique as áreas em que esse impacto se verificou:

* Melhoria no uso de ambientes digitais de leitura e das literacias digitais e da informação: 27,3 %
* Melhoria das competências de compreensão: 23,2 %
* Aumento da diversidade das escolhas no sentido da opção por leituras mais extensas e complexas: 21,2 %

Uma análise mais detalhada e as conclusões do processo de auto-avaliação serão incluídas no relatório a submeter à Rede de Bibliotecas Escolares no final do presente ano letivo.

José Fernando Vasco


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